19 Janeiro, 2019

You are here:  / Reviews / Burla no OLX

Burla no OLX

Está quase a fazer um ano que escrevi um artigo para o Ideias e Opiniões sobre o OLX. Um artigo onde mostro como a plataforma tem muitas coisas de bom, mas onde é necessário algum cuidado, porque infelizmente nem todas as pessoas são honestas, pode consultar o artigo na integra aqui.
Hoje venho mostrar-vos como estive para ser vitima de burla, e descobri pouco antes de realizar o negócio… “Se é bom demais para ser verdade, provavelmente é bom demais para ser verdade.”

Eu tinha um portátil antigo que estava ali sentado num canto sem fazer nada e achei que estava na hora de o transformar em euros. Como eu já disse, o OLX é uma excelente plataforma, e é excelente para vendermos algo que não usamos e efectivamente ainda pode dar jeito a outras pessoas.

Ao fim de poucas horas de colocar anúncio recebi 3 contactos. Dois utilizadores queriam apenas saber mais detalhes (o estado, as condições, se o preço era negociável etc.), e um contacto, depois de perguntar se o preço era negociável, ao que eu respondi negativamente, queria o PC já. Até aqui tudo bem, alguém podia realmente estar a necessitar do equipamento.

O primeiro contacto veio por mail em nome de Ketty Sandre, e com o email: [email protected]
O segundo contacto veio também por email, do mesmo utilizador, do mesmo email, mas em vez de responder ao meu mail anterior, o utilizador enviou um novo email:

O utilizador estava interessado em comprar o PC, pelo preço que eu pedia, pagava o preço que eu pedia e os portes, era um envio para a Geórgia, mas em que aparentemente não teria nada a perder, até porque o pagamento era antecipado por transferência bancária.

O que mais me despertou a curiosidade, além do facto de ser um utilizador estrangeiro num site nacional, foi “faria a remessa para o meu endereço primo depois de receber a confirmação de pagamento do meu banco”.
Por norma, e é mais uma regra minha, eu gosto de confirmar a transferência na minha conta antes de enviar o artigo, e por essa razão expliquei desde logo que não iria enviar a encomenda mal recebesse o mais com confirmação de pagamento do banco do comprador.

Isto porque:
O email pode ser falso. Eu iria confirmar o endereço remetente, mas é fácil alterar um email que um banco envia. Por essa razão confirmem sempre o domínio do endereço remetente. Para terem a certeza copiem esse endereço no browser e vejam o certificado que o marca como ligação segura:

Quando o endereço é certificado e seguro tem a indicação no browser antes do endereço do site. No caso o cadeado verde com o certidicado “Caixa Económica Montepio Geral [PT]”


– Até pode ser enviado automaticamente um email pelo banco a dizer que a transferência foi feita, mas logo depois o cliente pode anular essa ordem, e o banco não nos avisa.

Por estas razões informei logo o interessado que não iria enviar sem que confirmasse a transferência na minha conta:

Isto até pode ser uma situação normal, mas o facto do comprador frisar para eu enviar a encomenda mal recebesse o tal email deixou-me de pé atrás, e seguiu-se a busca no Google pelo email do remetente:

Já havia burlados, já não é recente e o esquema não é só nacional.

De facto trata-se de alguns meliantes internacionais que pedem o envio dos artigos (normalmente caros) para o estrangeiro, pagando tudo o que o utilizador pede, e pedem o envio na confirmação da transferência por parte do banco próprio. Esse email é falso. Mas recordem-se que mesmo que o email seja verdadeiro a transferência pode ser cancelada, e ninguém vos vai avisar. Por esta razão antes de enviar confirmem mesmo que o dinheiro está na vossa conta.

Curiosamente mesmo depois disto recebi um novo contacto do mesmo utilizador:

Reparem na insistência para que o envio seja feito na recepção do email do banco.

Depois disto eu simplesmente respondi que só faria o envio depois de confirmar a transferência na minha conta. E nunca mais obtive qualquer resposta.

Na minha opinião isto é das coisas que o OLX (apenas porque foi o portal usado no caso), resolvia com um feedback dos utilizadores, coisa que o OLX não entendo porquê simplesmente não faz…

O esquema não é recente e tem crescido nos últimos anos, sempre baseado nesta falsa transferência.

Ficam aqui alguns mails que costumam fazer este tipo de burlas baseado na pesquisa que fiz quando isto aconteceu:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
garymalter[email protected]
[email protected]

Provavelmente existem muitos mais, se chegou aqui com um contacto novo deixe nos comentários, partilhe com o mundo.
Sites como o OLX, o eBay, o Coisas, entre tantos outros de compras e vendas entre utilizadores são coisas boas, são coisas úteis, infelizmente como muita coisa no mundo são coisas onde existem más pessoas que tentam enganar utilizadores sérios. Denunciar é a única hipótese para mantermos uma internet mais limpa.

Estejam sempre atentos e pensem às vezes mais vale ceder um bocadinho no preço e fazer uma troca em mãos, olhos nos olhos do que perder tudo.

Comments

comments

6 COMMENTS

  • Patricia

    Acabei de receber um e-mail do [email protected] exatamente como vc descreveu.

    Queria pagar R$200 a mais do q eu estava pedindo.
    NADA COMO PESQUISAR QUANDO A ANTENINHA DO DESCONFIÔMETRO LIGA!

    Obrigada pelo alerta!

  • Elinei

    Hoje recebi um e-mail com proposta de 200 reais a mais pela compra de um produto e veio do email [email protected]
    Apos este artigo cancelei as solicitações de pagamento e avisei o mesmo que sabia que era golpe.
    Obrigado a todos pelos alertas

  • paulo

    Acabei de receber uma proposta desse mesmo safado [email protected]. Vendo uma lente pelo ML! ainda bem que meu radar de vagabundo tava ligado…

  • Vera Araújo

    Hoje recebi com o email: [email protected]. a mesma história descrita no post!
    Gente sem ter o que fazer!

  • António

    Recebi um contacto via WatsApp nos mesmos termos e com pedido de envio exactamente para a mesma morada indicada no relato da burla.
    No WatsApp, a mensagem aparentava vir de um telemóvel com indicativo de Portugal, o que não me fez logo desconfiar mais.

  • Nuno Bernardo

    Graças a estas denuncias eu tive a certeza que ria ser burlado, obrigado. contacto via Whatsap

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked ( * ).

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.