21 Março, 2019

You are here:  / Software / Mudar de endereço de email e não perder os emails

Mudar de endereço de email e não perder os emails

Quantas vezes já não pensou em mudar de endereço de correio electrónico (vulgo email) e não o fez porque receia perder os seus emails?

Há uma forma simples, acessível a qualquer pessoa, mesmo sem ter acesso a permissões administrativas. Basta ter acesso a IMAP nos dois endereços (actualmente quase todos têm) e o programa grátis Thunderbird (embora possa ser outro, escolhi este por ser simples e grátis).

Aspecto da barra lateral do Thunderbird

Se ainda não o fez, crie a sua conta no Thunderbird com os dados da conta de email A, sempre em IMAP (se for em POP3, todos os emails vão ser descarregados para o seu computador e não é isso que se pretende). Depois, acrescente uma nova conta, a conta de email B, supostamente para onde vai querer transferir os seus emails.

Na conta B crie todas as pastas que quiser usar, clicando em cima do email/nome da conta (na imagem de exemplo à esquerda, o nome da conta é “[email protected]”) e fazendo “Nova Pasta”. Depois das pastas criadas, é só ir à pasta da conta A, seleccionar os emails e fazer clique direito, que vai mostrar a opção “Copiar para”. Ao passar o rato por cima dessa opção poderá escolher a conta B e a pasta dentro dela para onde quer copiar os mails.

Alguns tutoriais dizem que pode copiar uma pasta inteira arrastando de uma conta para a outra. Ou que pode fazer mover em vez de copiar. Poder pode, é verdade (eu já testei). Mas da minha experiência, em contas muito grandes (com muitos emails) pode gerar bloqueios e perdas de informação. Se fizer só o copiar, os emails nunca terão saído da conta A, pelo que pode sempre, em caso de erro, recomeçar.

 

 

 

Comments

comments

YOU MIGHT ALSO LIKE

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked ( * ).

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.